quinta-feira, 7 de julho de 2016

O Garçom-Etiqueta

   

    "As pessoas bem educadas tem gestos e atitudes simpáticas que seduzem e fazem bem aos sentidos daqueles que com elas convivem. Elas se tornam seres agradáveis que aprendem a modelar sua própria natureza, dura como madeira, para melhor viver."

                                                                                                    Friedrich Nietzsche
                                                                                                       (1844-1900)


   Quando fiz o curso de garçom recebí várias aulas sobre "etiqueta" e por se tratar de um assunto que sempre me interessou muito acabei pesquisando e indo um pouco além do que o curso pedia, recebí tambem a informação que as normas de etiqueta começaram a ser utilizadas com mais intensidade na época de Luis XV, que inclusive criou uma lista de normas a serem respeitadas.

   Vou começar hoje a citar alguns trechos do livro de Célia Ribeiro, uma expert em etiqueta que lançou alguns livros sobre o assunto.

   Por exemplo como servir Água.

-"Três opções são obrigatórias ao oferecer um copo d'água: com gás, natural ou gelada?. usa-se colocar no copo uma folhinha de hortelã, uma rodela de limão, de maçã ou laranja com casca. O anfitrião oferece o copo d'água na mão, e não sobre uma bandeja. A Água deve ser valorizada. Na europa, uma garrafinha de mineral custa mais nos restaurantes do que um cálice de vinho da casa.

                                                                                Fonte:Etiqueta de Bolso-Célia Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário