quinta-feira, 28 de abril de 2016

O Garçom-Gastronomia RGB-Vestimenta

APRESENTAÇÃO PESSOAL

- O responsável pelo restaurante ou Maître cuidará do seu pessoal e dele exigirá regras básicas relativas à postura e à apresentação. Quem trabalha em contato com o público precisa cuidar da higiene do corpo e do vestuário. O garçom deverá se apresentar barbeado, sem bigode, cabelo penteado, unhas limpas e sem esmalte, sem perfume, sem desodorante forte, sem jóias(só relógio), com uniforme impecável.

VESTIMENTA

-Calça preta, sem brilho e com vinco impecável.
-Camisa branca não transparente de mangas longas.
-Gravata borboleta preta e bem esticada
-Meias pretas.
-Sapatos pretos limpos, sem cadarço e sola de borracha
-casaco, blazer ou paletó branco

   Vale ressaltar que não existe obrigatoriedade em relação à definição da cor da calça e paletó. Por isso os restaurantes em geral possuem seus próprios modelos e cores de acordo com sua tradição.
   Em regiões de clima quente(norte e nordeste), geralmente não é exigido do garçom o uso do paletó, principalmente se o serviço for realizado em ambiente sem refrigeração.
   A vestimenta do Maitre exige diferenciação dos demais funcionários do restaurante para que o cliente perceba a presença do responsável pelo salão.
   Aos demais funcionários do restaurante não será exigigo o uso de paletó. No traje do Barman, o uso do colete é mais comum sendo reservado o paletó para noite ou ocasião especial.
   O traje do auxiliar de garçom(commis) poderá ser composto por jaqueta ou até mesmo um avental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário