quinta-feira, 2 de junho de 2016

O Garçom-Talheres

    Os talheres variam de design, de acordo com seu propósito e utilidade, como comer carne, peixe, sobremesa, tomar sopa. mexer o café, etc.
   O faqueiro é um conjunto completo de talheres da mesma marca e do mesmo material, que inclui facas, colheres, garfos e outros utensilios para servir a comida.
   Muitas vezes é a designação para a caixa ou estojo onde se guardam os talheres de mesa.
Até o século I, quase todo mundo utilizava as mãos para levar o alimento à boca. Naquele século, Domenico Salvo, membro da corte de Veneza, casou-se com a princesa Teodora, de Bizâncio. Ele trouxe no enxoval um objeto pontudo, com dois dentes, que usava para espetar os alimentos.
Esse primeiro garfo foi considerado uma heresia: o alimento, fornecido por Deus era sagrado e tinha de ser comido com as mãos.Todavia, pouco a pouco, membros da nobreza e do clero foram adotando o talher. O hábito demorou para pegar entre a população:com mais dentes, o espeto só se tornou popular mesmo no século XIX. Já a faca é o mais antigo dos talheres:foi o Homo erectus, quem criou o primeiro objeto cortante, feito de pedra, para a caça e defesa.
   O primeiro a sugerir que cada homem deveria ter um talher para ser usado exclusivamente à mesa doi o cardeal francês Richelieu, um fervoroso defensor das boas maneiras, por volta de 1630.

Nenhum comentário:

Postar um comentário