quarta-feira, 8 de junho de 2016

O Sushiman-Etiqueta Japonesa-Parte 2

     ARRUMAÇÃO DA MESA-É um costume dizer "Itadakimasu", literalmente "Eu humildemente recebo", antes de começar a comer a refeição, e "Gochisõsama Deshita", literalmente "Foi um Banquete", ao anfitrião depois da refeição e aos funcionários do restaurante na hora de ir embora.

   TOALHA QUENTE- Antes de comer, a maioria dos restaurantes oferecem uma toalha quente , um lenço molhado em pacote (um oshibori). Ele é usado para limpar as mãos antes de comer (e não depois). Em certas situações, é considerado rude usá-lo para limpar o rosto ou outra parte do corpo que não as mãos.

   TIGELAS- O arroz ou a sopa é comido pegando-se o "chawan"(tigela japonesa) com a mão esquerda e usando os hashis com a direita, ou vice versa se a pessoa for canhota.Tradicionalmente, os hashis são segurados com a mão direita e o "chawan" com a esquerda-aliás, as crianças japonesas aprendem a distinguir esquerda de direita como " a mão direita segura os hashis e a mão esquerda segura o "chawan"-mas comer com a mão esquerda também é aceitável atualmente. As tigelas podem ser levadas até a boca, mas não devem tocá-la, exceto no momento de beber a sopa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário