quinta-feira, 2 de junho de 2016

O Sushiman-Etiqueta Japonesa

      A Arrumação tradicional da mesa japonesa tem variado consideravelmente nos últimos séculos, dependendo principalmente do tipo comum de mesa de uma dada era.
   Antes do século XIX, pequenas mesas individuais(hakozen), ou bandejas planas utilizadas no chão eram arrumadas antes de cada refeição. Mesas baixas maiores(chabudai), que acomodavam familias inteiras, começaram a se tornar mais populares no começo do século XX, mas este estilo deu lugar ao estilo ocidental de mesas e cadeiras de jantar, no final do século XX.
   A arrumação tradicional da mesa é baseada no ichiju-sansai. Tipicamente, cinco bacias e pratos são colocados antes do jantar. Na ponta, são colocadas a bacia de arroz(à esquerda) e a de sopa(à direita). Atrás destas ficam três pratos planos que seguram os três acompanhamentos, um à extrema esquerda(onde pode se servir um prato fermentado), um a extrema direita(no qual pode se servir um prato assado) e um no centro(no qual pode se servir vegetais cozidos).Vegetais cortados também costumam ser servidos e comidos no final da refeição, mas não fazem parte dos três pratos de acompanhamento.
   Hasis são normalmente colocados na frente da bandeja próxima da pessoa, com suas pontas apontadas para a esquerda e normalmente apoiadas em um suporte de hashi, ou hashioki.

Nenhum comentário:

Postar um comentário