quarta-feira, 15 de junho de 2016

O Sushiman-Etiqueta Japonesa-Parte 3

MOLHO DE SOJA ( Shoyu)-  Normalmente, o shoyu não é colocado na maior parte dos pratos na mesa; um pratinho para shoyu é fornecido. O molho de soja, entretanto, deve ser colocado diretamente no tofu e em pratos com nabo (daikon) ralado, além de ser derramado no ovo cru quando se estiver preparando o tamango kake gohan( ovo no arroz). O molho de soja nunca deve ser colocado em cima do arroz ou na sopa. É considerado rude desperdiçar shoyu, então deve-se moderar no uso quando se estiver molhando os pratos.

PAUZINHOS-(Hashis)- Os Hashis nunca devem ser fincados verticalmente no arroz, pois isso lembra palitos de incenso(que normalmente são colocados na posição vertical na areia) durante oferendas aos mortos. Usar os hashis para lançar comida ou apontar não é recomendável. É considerado falta de educação morder os hashis.

PRATO EM COMUM- Quando for necessário pegar comida de um prato em comum, a menos que eles sejam a familia ou amigos muito íntimos, deve-se inverter os hashis para agarrar o alimento; é considerado mais higiênico. Alternativamente, pode-se usar um par de hashis exclusivos para o prato em comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário